Meu Picasa

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ensinando e aprendendo com as mídias


Ensinando e aprendendo com as mídias

 
Justificativa

 

ü     Apesar da evolução e crescente valorização da tecnologia, é importante  estacar que os principais agentes do processo de ensino e aprendizagem não são substituídos, mas são capazes de transformar o espaço da aula tradicional.Com o uso da tecnologia o professor ainda se mantém insubstituível, porém, possibilitando um aperfeiçoamento da transferência de conhecimento, ao  mesmo tempo em que abre o espaço para que o professor e o aluno construam conhecimentos. No processo de ensino e aprendizagem / construção do conhecimento, o lugar não precisa ser necessariamente a sala de aula, no entanto, para esta ação ensinar-aprender, a presença de vários elementos são  indispensáveis: as mídias digitais e telemáticas, o professor e o aluno.Entretanto, o aluno se torna sujeito da aprendizagem em todos os sentidos, e orientar o processo, pautado em uma dimensão de valores, só o verdadeiro educador vai poder fazer
 

Objetivo geral


ü  Integrar as mídias digitais e telemáticas, ao fazer pedagógico no desenvolvimento das capacidades  dos educandos no cotidiano da sala de aula.


Objetivos específicos

 

ü  Desenvolver atitudes e valores para a convivência com autonomia e cooperação.

ü  Permitir que o aluno estabeleça relação entre as informações que já possui gerando conhecimento;

ü  Proporcionar ao aluno o aprendizado de novos conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar dúvidas provisórias  e reconstruí-las em novas certezas temporárias;

ü  Demonstrar posturas favoráveis à aprendizagem da escrita: falar/ ouvir/ ler/ escrever e recontar;

ü  Desenvolver o conhecimento das diversas tecnologias;

ü  Desenvolver as  competências específicas ao manuseio de cada mídias trabalhada.


Estratégias

 

ü Uso das diferentes mídias  -  computador, rádio, tv, cd, dvd, data show, livros, revistas, jornais, e outros...

ü Assistir filmes, ouvir historinhas, músicas conforme a temática trabalhada;

ü Jogos interativos no PC ou na internet,

ü O uso do LIED para leitura e escrita;

.

Cronograma 

 

v O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

 

Avaliação


ü A avaliação será contínua, por meio da observação das atitudes comportamentais dos    alunos, durante todo o ano letivo.

Projeto Valores


Projeto Valores

 
Justificativa

 
ü Por  acreditar  numa  sociedade mais  humana e justa,  sem  preconceitos, em  que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum e, sabedores que somos que  a escola desempenha um papel importante nessa formação, temos o compromisso de levar os educando  à reflexão, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a sua formação como cidadãos conscientes do que é ético e correto.
 

Objetivo geral

ü Vivenciar nos alunos os valores humanos como pilar de sustentação da convivência fraterna, valorização da vida, do respeito, da amizade  e da fraternidade, dentro e fora do ambiente escolar.

 Objetivos especificos

 
ü Conduzir os educadores ao caminho do autoconhecimento e auto-valorização através do desenvolvimento da personalidade e da espiritualidade, independente da religião ou credo.

ü Desenvolver gradualmente a autonomia e o autocontrole dos educando.

ü Facilitar a descoberta das próprias virtudes e a oportunidade de que descobrí-la nos outros também é gratificante;

ü Incentivar o espírito de equipe por intermédio da amizade coletiva, a criatividade, o respeito às diferenças, assim como o respeito e amor à natureza e aos animais.

Estratégias

 
ü Conversar com os alunos sobre as histórias de diversas culturas, lembrando que cada pessoa tem seu jeito de ser e que isso deve ser respeitado;

ü Refletir por meio das seguintes reflexões: todos nós somos únicos e temos algo valioso a oferecer e partilhar; Tolerância é aceitar os outros e apreciar as diferenças. É aceitar a si  mesmo, mesmo quando se comete erros. É aceitar os  outros, mesmo quando eles cometem erros;

ü Lembrar aos alunos que onde há respeito, não há apelidos, insultos, inimizades e falta de companheirismo.

 
Cronograma 

 

v O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.



Avaliação


ü A avaliação será contínua, por meio da observação das atitudes comportamentais dos    alunos, durante todo o ano letivo.

Projeto Cultura afro-brasileira


Projeto Cultura afro-brasileira

 

Justificativa

 
ü O projeto  propõe uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre culturas diferentes, construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar a pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva que valoriza as diferenças.
 

Objetivo geral

 
ü  Trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania.

                    

Objetivos específicos


ü Desenvolver  estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira;

ü Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;

ü Sensibilizar os alunos para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais;

ü Possibilitar a construção de um “nós” entre a cultura africana e a brasileira, de uma história e de uma identidade, possibilitando a releitura e a valorização da cultura afro-brasileira e dos afro-descendentes;

ü Trabalhar a auto-estima no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes;


Estratégias

 
ü Questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese eles têm  sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos;

ü Propor novos questionamentos;

ü Fornecer novas informações;

ü Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos;

ü Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modo de vida e de costumes dos afros brasileiros;

ü Cartazes, Livrinhos, literatura infantil  e Poemas.

 

Cronograma


ü Em razão das datas relacionadas ao tema, este projeto será trabalhado durante os meses de maio e novembro.
 

Processos de avaliação


ü Será considerada satisfatória se todas as etapas desse projeto forem desenvolvidas, de modo a aperfeiçoar a democracia representativa, a construir consciência de igualdade e percepção que todos cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa.

Projeto: Combate a Dengue


Projeto “ Combate à dengue”

 

Justificativas

 

ü O número cada vez mais alarmante de casos de dengue em todo o Brasil traz preocupações a todos, diante da possibilidade de uma nova epidemia da doença. Apesar dos esforços do governo federal junto aos estados e municípios do país, no sentido de veicular no rádio, TV e demais meios de comunicação propagandas ligadas ao tema, muitas pessoas ainda não se conscientizaram que a dengue pode ser tão prejudicial a ponto de levar à morte.

Sabemos que em todo este contexto, quem também tem um importante papel é o professor dentro das escolas. Ele é o responsável por levar aos seus alunos todas as informações necessárias sobre o mosquito e o mal que ele causa. Muitas vezes, acontece destes alunos fazerem a vez de professores (as) dentro de casa, informando seus responsáveis como proceder na eliminação de qualquer risco de foco de dengue.Por isso, durante todo este ano letivo, trabalharemos o “Projeto  combate à dengue”.

Objetivo geral

ü Conscientizar o aluno sobre a importância no combate à dengue, para que eles se mobilizem e mobilizem suas família ,seus amigos e vizinhos.
Objetivos específicos

ü Mobilizar os alunos no combate à dengue;

ü Alertar os alunos sobre os principais sobre os principais sintomas da dengue;

ü Mostrar aos alunos os aspectos do mosquito Aedes aegypti;
Desenvolvimento

    ü O tema será desenvolvido em sala de aula, procurando a participação ativa dos alunos para que, através de atividades agradáveis e significativas, possam assimilar o que for  trabalhado e dividir essa aprendizagem com seus familiares e comunidade em geral.
 
Estratégias

ü Textos informativos;

ü Desenhos;

ü Músicas;

ü Palavras cruzadas;

ü Confecção de livrinhos;

ü Recorte e colagem;

ü Cartazes.
 

Cronograma

 

ü  O projeto será desenvolvido durante o período considerado propicio  com maior ênfase nos meses mais chuvosos.

 
Processos de avaliação

 

ü A avaliação será feita mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização e o desenvolvimento do projeto.

 

 

25 Formiguinhas

vida de inseto

A era do gelo II

Monica em : um amor dentuço