Meu Picasa

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ensinando e aprendendo com as mídias


Ensinando e aprendendo com as mídias

 
Justificativa

 

ü     Apesar da evolução e crescente valorização da tecnologia, é importante  estacar que os principais agentes do processo de ensino e aprendizagem não são substituídos, mas são capazes de transformar o espaço da aula tradicional.Com o uso da tecnologia o professor ainda se mantém insubstituível, porém, possibilitando um aperfeiçoamento da transferência de conhecimento, ao  mesmo tempo em que abre o espaço para que o professor e o aluno construam conhecimentos. No processo de ensino e aprendizagem / construção do conhecimento, o lugar não precisa ser necessariamente a sala de aula, no entanto, para esta ação ensinar-aprender, a presença de vários elementos são  indispensáveis: as mídias digitais e telemáticas, o professor e o aluno.Entretanto, o aluno se torna sujeito da aprendizagem em todos os sentidos, e orientar o processo, pautado em uma dimensão de valores, só o verdadeiro educador vai poder fazer
 

Objetivo geral


ü  Integrar as mídias digitais e telemáticas, ao fazer pedagógico no desenvolvimento das capacidades  dos educandos no cotidiano da sala de aula.


Objetivos específicos

 

ü  Desenvolver atitudes e valores para a convivência com autonomia e cooperação.

ü  Permitir que o aluno estabeleça relação entre as informações que já possui gerando conhecimento;

ü  Proporcionar ao aluno o aprendizado de novos conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar dúvidas provisórias  e reconstruí-las em novas certezas temporárias;

ü  Demonstrar posturas favoráveis à aprendizagem da escrita: falar/ ouvir/ ler/ escrever e recontar;

ü  Desenvolver o conhecimento das diversas tecnologias;

ü  Desenvolver as  competências específicas ao manuseio de cada mídias trabalhada.


Estratégias

 

ü Uso das diferentes mídias  -  computador, rádio, tv, cd, dvd, data show, livros, revistas, jornais, e outros...

ü Assistir filmes, ouvir historinhas, músicas conforme a temática trabalhada;

ü Jogos interativos no PC ou na internet,

ü O uso do LIED para leitura e escrita;

.

Cronograma 

 

v O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

 

Avaliação


ü A avaliação será contínua, por meio da observação das atitudes comportamentais dos    alunos, durante todo o ano letivo.

Nenhum comentário:

25 Formiguinhas

vida de inseto

A era do gelo II

Monica em : um amor dentuço